Um dos temas mais comentados nos últimos anos é a saúde, cada vez mais a população está ciente da importância de melhorar os hábitos e a alimentação para conseguir ter uma vida mais longa e proveitosa longe de doenças.

Um reflexo muito grande do crescimento desse interesse é a grande busca por academias e o grande número de pessoas seguindo influenciadores de uma saúde saudável em rede sociais como o instagram.

Porém, nada melhor do que ter as dicas de um profissional especializado no assunto, não é mesmo?

Por isso, traremos aqui as principais dicas do Dr Eduardo Gomes de Azevedo para que você consiga ter uma vida mais saudável e feliz.

Dr Eduardo Gomes fala sobre a importância da água para o corpo humano e ter uma saúde saudável

Para começar a falar sobre uma saúde saudável, vamos falar sobre a importância da água para o corpo humano que tem como sua principal, mais básica e importante função: a de manter a homeostase.

A água é fundamental para que o corpo mantenha a sua homeostase, ou seja, ela é de extrema importância para o equilíbrio do corpo, com o consumo ideal dela o corpo consegue manter suas atividades normalmente, com todos os órgãos realizando suas funções sem problemas.

E como estamos falando em manter o equilíbrio do corpo, hoje temos uma população que está cada vez mais imersa no mundo dos produtos enlatados e conservados, ou seja, temos hoje uma população que sofre com os reflexos de alimentos cheios de sódio, e como consequência estão vivendo dentro ou a beira da hipertensão.

E uma das grandes funções da água no corpo é também regular a pressão sanguínea do nosso corpo, já que a quantidade de água está diretamente ligada à densidade do sangue, melhorando sua circulação e colaborando tanto com a pressão quanto com o transporte de nutrientes.

Além desses benefícios existem muitos outros, como lubrificação das paredes do intestino, proteção contra pedras nos rins e muito mais, por isso é de extrema importância que você beba a quantidade ideal de água para sua idade e peso.

Omega 3 com Dr Eduardo Gomes de Azevedo
Omega 3 com Dr Eduardo Gomes de Azevedo

Omega 3

O que vamos falar agora você já deve ter ouvido falar em algum momento da sua vida, o famoso ômega 3, mas você realmente sabe quais alimentos pode consumir para adquiri-lo? Então vamos ver agora.

Para começar, o ômega 3 é um tipo de gordura, uma gordura classificada como poli-insaturada, ou seja, é uma gordura conhecida como “gordura boa” que é conhecida principalmente pelas funções de proteção cerebral e saúde cardiovascular.

Em relação ao seu benefício a saúde cardiovascular, ou seja, a saúde do coração humano, o ômega 3 atua em duas vertentes. A primeira atua regulando a atividade das plaquetas que existem no nosso corpo, dessa forma o risco de geração de coágulos é drasticamente reduzida. A segunda é voltada para a diminuição das “gorduras ruins” do organismo.

Além disso ele ainda contribui para a diminuição dos riscos de problemas do coração como arritmias cardíacas, diminuindo consideravelmente o nível das atividades elétricas no coração.

Vendo todos esses benefícios, você sabe onde adquirir o ômega 3? Quais alimentos você deve consumir para adquiri-lo?

Hoje o consumo de ômega 3 é considerado baixíssimo no Brasil, afirmação inclusive feita pelo Dr Eduardo Gomes de Azevedo, isso por que o brasileiro está muito preso ao consumo de carne de boi e frango.

A principal fonte de ômega 3 encontrada hoje é pelo consumo de peixes ou suplementação, porém essas opções estão longe da alimentação normal do brasileiro, fazendo com que o nível de ômega 3 seja muito baixo.

Então, para conseguir ter o consumo ideal de ômega 3 é recomendado que você insira, pelo menos em 1 refeição semanal, o peixe, para que assim você consiga desfrutar a médio e longo prazo dos benefícios dessa “gordura boa”.

Dr Eduardo Gomes de Azevedo dicas sobre vitamina D3

Vitamina D3

Outra substância importantíssima para quem quer obter uma vida saudável é a vitamina D3, você conhece os benefícios dessa vitamina? Você tem consumido corretamente? Vamos ver!

A principal fonte de vitamina D é o sol, porém por conta da baixa exposição ao sol e ao grande uso de protetor solar, o nível de vitamina D3 no corpo acaba sendo muito baixo, não só no Brasil como no mundo.

E para isso existe suplementação da vitamina D3, de forma que você consiga absorver todos os benefícios dessa substância.

E qual é o seu principal benefício visando uma vida saudável? A vitamina D3 é principalmente responsável pela manutenção óssea, ou seja, toda questão de manutenção dos ossos e prevenção de fragilidade e fraturas é feita pela vitamina D3.

Esse benefícios é importantíssimo para o ser humano, principalmente a longo prazo, hoje você pode não se importar muito com o uso dessa substância por não aparentar ter problemas com os ossos, mas no futuro pode fazer bastante falta.

IODO

Você já deve ter visto o nome “sal iodado” em algum lugar, não é mesmo?

Isso acontece por que o iodo tem grande importância para o corpo humano, principalmente se formos observar a tireóide e sua função no nosso organismo.

A tireoide tem como função a produção de hormônios para o nosso corpo, com isso ela acaba sendo responsável diretamente pelo crescimento e desenvolvimento corpóreo e também pelo desenvolvimento neurológico.

E onde entra o iodo? O iodo é a substância responsável por estimular a síntese desses hormônios, sendo fundamental para o metabolismo tireoidiano.

DICA DO DOUTOR

Agora que já vimos as principais substância, escolhidas pelo Dr Eduardo Gomes de Azevedo , para quem quer ter uma vida saudável, vamos ver o que ele tem a dizer sobre elas e como ele vê elas para o desenvolvimento humano.

Para o Dr Eduardo Gomes, as substâncias que trouxemos aqui são fundamentais para o corpo humano e para uma vida saudável, porém acabamos por consumi-las de forma errada ou até ter descaso com o seu consumo.

Por isso ele reforça o consumo diário dessas substâncias em conjunto, afirmando que são fundamentais para uma vida longa e longe de doenças.

E ainda trás uma dica para o consumo de água, recomendando que se consuma pelo menos 600 ml ao acordar, antes de escovar os dentes, de forma que a flora intestinal seja estimulada e traga benefícios para o corpo.

Fique por dentro das noticias sobre dicas de saúde